Sábado, 16 de Outubro de 2021
25°

Poucas nuvens

Patos - PB

Geral Mato Grosso

Menor cidade de Mato Grosso, Araguainha implanta Sistema Municipal de Cultura

Araguainha celebra a aprovação de leis que implantam o Sistema Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho de Políticas Culturais

14/10/2021 às 16h25
Por: Blog do Almir Santos Fonte: Secom Mato Grosso
Compartilhe:
- Foto por: Divulgação
- Foto por: Divulgação

Araguainha, município com menor população de Mato Grosso (estimada em 900 pessoas), deu um grande exemplo de organização ao consolidar, nesta quinta-feira (14.10), a implantação de seu Sistema Municipal de Cultura.

“Que grande exemplo, meus amigos. Parabenizo o prefeito Chiquinho, a secretária de cultura Ana Lucia, e todos os agentes que fazem parte da cadeia produtiva da cultura pela dedicação e empenho. Araguainha elege hoje seus conselheiros de cultura no Fórum Municipal, o que nos enche de orgulho. Araguainha é sim o menor município de Mato Grosso, mas hoje se torna gigante ao dar um grande exemplo de organização da cultura a todo o estado de Mato Grosso”, comemora Beto Dois a Um, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.

Araguainha celebra a aprovação de leis que implantam o Sistema Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho de Políticas Culturais. Além disso, o município já iniciou a construção do seu Plano Municipal de Cultura.  Todas essas conquistas contam com o suporte da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer e da AÇÃO CULTURAL, por meio do Curso Gestão Pública da Cultura.

O evento em Araguainha contou com a presença do prefeito Chiquinho Naves, do vice-prefeito Adiel Alves filho, de vereadores, secretários municipais e representantes do segmento cultural.  Online, o evento contou também com a participação do secretário de Estado da Cultura Beto Dois a Um, do secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, e dos consultores culturais Adriano Souza e Silvia Machado.

Sistema Municipal De Cultura

O Sistema Municipal de Cultura integra o Sistema Nacional de Cultura e, na esfera municipal, das políticas públicas de cultura, estabelece mecanismos de gestão compartilhada com os demais órgãos federados e a sociedade.

Tem como objetivo formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas com a sociedade civil e com os demais entes da federação, promovendo o desenvolvimento – humano, social e econômico – com pleno exercício dos direitos culturais e acesso aos bens e serviços culturais, no âmbito do município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias