Terça, 21 de Setembro de 2021 14:45
(83) 996792335
Geral Pará

Mocajuba recebe Caravana de Cidadania e Direitos Humanos da Sejud e parceiras

A Escola Estadual Profª Isaura Baía, em Mocajuba, região do Baixo Tocantins, recebeu, nesta quarta-feira (15), uma grande ação promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Pará, com a emissão de 300 carteiras de...

15/09/2021 17h00
Por: Blog do Almir Santos Fonte: Secom Pará

A Escola Estadual Profª Isaura Baía, em Mocajuba, região do Baixo Tocantins, recebeu, nesta quarta-feira (15), uma grande ação promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Pará, com a emissão de 300 carteiras de identidade.

Duas mulheres transexuais aproveitaram a oportunidade e conseguiram garantir o documento de indentidade, com a inclusão do nome social delas. “Em uma cidade do interior, garantir um documento com novo nome é um momento único”, afirmou Paola Nicle Sousa Wanzeler.

Com diversas comunidades ribeirinhas e na zona rural, Mocajuba conta, atualmente, com quase 40 mil habitantes. Entre eles, está o estudante Gefisson Caldas, morador da ilha de São Mateus, distante uma hora do centro da cidade. Ele observou que ações como as de hoje, que promovem os direitos humanos, “garantem mais cidadania e acesso a direitos básicos que estão previstos em lei”, disse. 

A Caravana de Cidadania e Direitos Humanos segue, nos próximos dias, para as cidades de Tailândia e Acará, onde também serão ofertados diversos serviços à população. A ação já realizou atendimentos em Baião e nos quilombos de Acapuquara e São José do Icatu. 

Para a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh, Janaína Renée, com a redução dos casos de covid-19, é hora do retorno ao atendimento à população do interior. “O Governo está atento as demandas dos municípios e vamos fazer o possível para atender as demandas das pessoas que mais precisam”, afirmou.

Para a prefeita de Mocajuba, as ações diminuem um pouco as desigualdades dos municípios que ficam distante dos grandes centros urbanos. “Mocajuba recebe a equipe do Governo do Estado de braços abertos e apoia ações que possam garantir mais cidadania ao nosso povo, tanto da cidade quando das zonas rural e ribeirinha”, colocou Elieth Braga.

A ação contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Mocajuba e da Polícia Civil.

Por Gerlando Klinger (SEJUDH)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cajazeiras - PB
Atualizado às 14h21 - Fonte: Climatempo
35°
Poucas nuvens

Mín. 20° Máx. 35°

34° Sensação
12.4 km/h Vento
29.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quinta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias