Sábado, 21 de Maio de 2022
25°

Poucas nuvens

Patos - PB

Geral Funarte

Última semana de inscrição para os cursos online da Academia Arte de Toda Gente

Iniciativa da Funarte, em parceria com a UFRJ, traz show gratuito no Rio e vídeos musicais de artistas mineiras

09/05/2022 às 10h26
Por: Blog do Almir Santos Fonte: Funarte
Compartilhe:
Violeta Lara - (foto: Pablo Campos)/Dona Jandira - (foto: divulgação)/Marcos Sacramento e Luiz Flavio Alcofra - (foto: Aurelio Oliosi)
Violeta Lara - (foto: Pablo Campos)/Dona Jandira - (foto: divulgação)/Marcos Sacramento e Luiz Flavio Alcofra - (foto: Aurelio Oliosi)

Esta é a última semana para se inscrever nos cursos gratuitos da Academia Virtual Arte de Toda Gente. As próximas turmas são “Explorar Flauta Doce” e “Introdução ao Coro Infantojuvenil”. O prazo se encerra dia 15 de maio (domingo). Até lá, o programa oferece algumas atrações musicais na Mostra Bossa Criativa. No palco do Teatro Dulcina (RJ), Marcos Sacramento toca o seu novo trabalho “Caminho para o Samba”, acompanhado do violinista Luiz Flávio Alcofra, em 11 de maio (quarta-feira), às 19h.

Para curtir de casa, a programação virtual de Belo Horizonte separou dois shows: no dia 10 de maio (terça-feira), às 18h, o espetáculo é comandado pela Dona Jandira. Já no dia 12 de maio (quinta-feira), no mesmo horário, o canal disponibiliza apresentação de Violeta Lara, ao lado de Samy Erick (violão) e Pedro Jet Campos (percussão).

Oprograma Arte de Toda Gente (ATG)é realizado pelaFundação Nacional de Artes (Funarte), que conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a curadoria de sua Escola de Música. Saiba mais sobre a programação, a seguir:

Mostra Bossa Criativa

A Mostra Bossa Criativa permanece oferecendo atrações de artes integradas, sempre com entrada gratuita. No Rio de Janeiro, Marcos Sacramento toca o seu novo trabalho “Caminho para o Samba”, no Teatro Dulcina, em 11 de maio (quarta-feira), às 19h. No álbum, ele dividiu as composições com o português Tiago Torres da Silva e foi gravado com diversos instrumentistas, entre eles o violinista e arranjador Luiz Flávio Alcofra, com quem sobe ao palco para a única apresentação no espaço carioca.

Nessa semana, a programação virtual de Belo Horizonte também separou duas apresentações musicais em vídeo. No dia 10 de maio (terça-feira), às 18h, o espetáculo é comandado por Dona Jandira. Em 2012, a cantora lançou o DVD “Dona Jandira ao Vivo”, com participações de Luiz Melodia e Marco Lobo. Em 2017, gravou o CD “Afinidades”, com o renomado pianista e arranjador Tulio Mourão. No dia 12 de maio (quinta-feira), também às 18h, é a vez do canal disponibilizar o show de Violeta Lara, cantora do grupo Baioquê. Nesta apresentação, ela recebe a companhia de Samy Erick (violão) e Pedro Jet Campos (percussão), com canções autorais e outras versões de renomadas composições cheias de lirismo e melodia.

Academia Arte de Toda Gente

Ainda dá tempo para se inscrever nos cursos gratuitos da Academia Virtual Arte de Toda Gente, que são oferecidos pelos projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) e Um Novo Olhar (UNO). As próximas turmas são “Explorar Flauta Doce” e “Introdução ao Coro Infantojuvenil”. O prazo de inscrição se encerra no dia 15 de maio (domingo).

Curso de Flauta Doce

O curso online de “Explorar Flauta Doce” é destinado a professores e intérpretes de flauta doce com conhecimento básico. Ele está estruturado em oito semanas com informação técnica e histórica, referencial teórico/prático e estratégias de estudo e ensino para quem deseja se aprofundar na arte do instrumento. Por meio de um leque de atividades dinâmicas e criativas, o curso é elaborado por um time de professores com larga experiência.

Curso de Introdução ao Coro Infantojuvenil

O curso online “Introdução ao Coro Infantojuvenil” objetiva refletir sobre o perfil de coros infantojuvenis, a preparação do regente e o planejamento e dinâmicas de ensaios. Este será realizado em formato remoto através do Moodle como ferramenta de mediação para o ensino e aprendizagem virtual. Poderão se inscrever professores de música e regentes de coros infantis e infantojuvenis, assim como estudantes que desejem se aprimorar. Ao final, haverá certificação.

Para conhecer mais detalhes, acesse:

https://academiavirtual.artedetodagente.com.br/ .

EnCIRCOpédia Virtual do Circo no Brasil

Criado pela UFRJ, o projeto Bossa Criativa, contempla, entre outras linguagens artísticas, a arte circense. Integrando o projeto, mais de 80 circos distribuídos por vários estados do país que possuem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Os circenses são os colaboradores da Grande EnCIRCOpédia Virtual do Circo no Brasil, inspirada no livro homônimo da pesquisadora e curadora Sula Mavrudis.No dia 13 de maio (sexta-feira) teremos episódios novos do projeto no canal do Arte de Toda Gente no Youtube, às 18h.

Programa Arte de Toda Gente

Realização:Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria:Escola de Música da UFRJ

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias