Domingo, 16 de Janeiro de 2022
25°

Poucas nuvens

Patos - PB

Geral Piauí

Governador participa da abertura de fórum sobre violência doméstica

Wellington Dias ressaltou que o Brasil é o quinto país do mudo que mais pratica violência contra a mulher

30/11/2021 às 09h50
Por: Blog do Almir Santos Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Governador participa da abertura de fórum sobre violência doméstica
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O governador Wellington Dias participou, nessa segunda-feira (29), da abertura do XIII Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar à Mulher (Fonavid), no Theatro 04 de Setembro, em Teresina. O evento segue até o dia 2 de dezembro e reúne magistrados, equipe multidisciplinar e público em geral para troca de experiências, debates e aperfeiçoamento sobre novas ações e políticas públicas relacionadas ao feminicídio, população LGBTQIA+, mídia, articulação da rede de enfrentamento à violência, uso de sistemas tecnológicos, violência psicológica, boas práticas em unidades judiciárias e movimentos feministas.

O tema geral deste ano é “Direitos Humanos e acesso à Justiça na violência doméstica e familiar: a Magistratura e o cumprimento das obrigações internacionais assumidas pelo Brasil”.

“A partir do resultado gostaria de receber as posições atualizadas, humanizadas em relação às boas experiências e, com certeza, temos que buscar garantir as condições de uma política de paz e respeito dos homens, em relação às mulheres, para que a gente possa vencer esse ponto que é muito ruim, pois temos uma grande violência. O Brasil é o 5º país que mais pratica violência contra a mulher e também no Piauí temos grandes desafios a serem enfrentados”, disse o governador Wellington Dias.

Governador participa da abertura de fórum sobre violência doméstica
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O gestor também falou do trabalho integrado entre os poderes e destacou que deve ser feito um trabalho iniciado também pela formação e educação. “Faço um apelo aos homens para que possamos tratar as mulheres numa política de paz, de respeito, de amizade e é isso que, com certeza, traz a felicidade”, enfatizou o governador.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Ribamar Oliveira, destacou que no início da pandemia 2020 houve um incremento da violência doméstica e que esses números continuaram a subir. “Estamos envolvidos nesse projeto de combate à violência doméstica e, aqui, no Fonavid, é um momento em que vamos discutir as soluções para uma saída dessa mancha que realmente torna a situação muito crítica no estado do Piauí e no Brasil. Mas com certeza daqui traremos soluções que serão publicadas e postas em prática”, frisou.

Governador participa da abertura de fórum sobre violência doméstica
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A presidente do Fonavid, juíza Bárbara Lívio, aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do Governo do Estado na realização do evento e nas medidas adotadas contra a violência à mulher e também de gênero. Ela destacou que os magistrados e magistradas no Piauí foram os primeiros do Brasil a fazer curso sobre a atuação sob a perspectiva de gênero e raça, já de acordo com os protocolos do Conselho Nacional de Justiça.

Homenagens

A solenidade, que teve apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, contou também com homenagens a pessoas que têm relevantes serviços em prol do combate à violência doméstica e familiar.

Foram homenageadas a juíza Bárbara Lívio, a secretária da Coordenadoria da Mulher, Leina Mônica, a deputada federal e advogada Margarete Coelho, a deputada federal e primeira-dama do estado Rejane Dias, a desembargadora do TJ-SC Salete Silva Sommariva e a juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias