domingo, 8 de março de 2020

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: A FORÇA POLICIAL FEMININA DO 14º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR


Elas vestem farda e calçam coturno, mas não renunciam à maquiagem, das unhas impecáveis e do sorriso no rosto. Em alguns dias estão nas viaturas, outros na Central de Operações ou no serviço administrativo. E há dias em que ocupam simultaneamente todas as funções, quando elas mesmas dizem que o serviço está "florido", pela presença de muitas mulheres. 

É assim a rotina de trabalho das policiais militares que fazem parte do efetivo do 14º Batalhão de Polícia Militar.

A Unidade atualmente conta com um efetivo de oito policiais femininas, sendo uma Capitã, uma Tenente, três Cabos e três Soldados e, ainda, uma Soldado em formação, que conquistaram seus espaços dentro da Corporação, adaptando-se às peculiaridades da profissão, predominantemente masculina, possuindo, porém um diferencial: a sensibilidade característica do gênero feminino, fator essencialmente positivo na resolução de conflitos.

Conciliar os afazeres domésticos e o dinamismo do serviço policial não é fácil, entretanto elas garantem que conseguem dar conta de tudo e, com bom humor, compartilham experiências entre si, para que todas saibam que não estão sozinhas nessa trajetória.

Mulheres. Mães. Esposas. Filhas. Trabalhadoras. Que seguem cumprindo com coragem, determinação e profissionalismo suas missões fora e dentro da Polícia Militar da Paraíba.

Segue um pouco da história das nossas guerreiras:

CAPITÃ QOC Kelma SIMONE Vieira de Sá Cavalcante, 42 anos, nascida em Sousa - PB. Ingressa na Polícia Militar do Estado da Paraíba em 28/02/1999. Formada na Academia de Polícia Militar do Cabo Branco na cidade de João Pessoa - PB. Promovida a Capitã no dia 20/08/2009. Já atuou no 3° BPM (Patos-PB) nas funções: CPU; Chefe das 3° e 5° Seções; Chefe do Almoxarifado; Sub Comandante da 1° Cia; Instrutora e Coordenadora PROERD; Comandante da 3° Cia - Itaporanga (hoje 13° BPM); Comandante da 4° CPTran; Corregedora Setorial. Há 07 anos atua no 14° BPM onde já desempenhou as funções de CPU, Chefe da 5° Seção, Sub Comandante do BPM. Hoje atua como Corregedora Setorial e Supervisora do Policiamento da Unidade. Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco; Bacharel em Enfermagem pelas Faculdades Integradas de Patos; Especialista em Segurança Pública pela APMCB; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Campina Grande; Discente do Curso de Licenciatura em Química do IFPB.

1º TENENTE QOC POLIANA Ferreira de Luna, 33 anos, nascida em João Pessoa-PB. Ingressou na Polícia Militar da Paraíba em 04 de julho de 2005 pelo Curso de Formação de Soldados e no ano de 2013 concluiu o Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco. Atualmente desempenha as funções de Chefe da 5ª Seção e Subcomandante da 1ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar, é Bacharela em Segurança Pública, Direito e graduanda em Medicina Veterinária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.


CABO QPC FLAVIA Bezerra de Andrade, 43 anos, nascida em Cajazeiras-PB, Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria. Ingressou na Polícia Militar do Estado da Paraíba em 04/07/2005. Formada no CEFAP-Centro de Educação na cidade de João Pessoa-PB. Promovida a Cabo no dia 09/11/2015. Atuou por 6 anos na 1ºCIA/6ºBPM (Cajazeiras-PB) na Rádio Patrulha, no COPOM e Núcleo de Inteligência. Chegou no 14ºBPM (Sousa) em 2012, já atuou como auxiliar da PM5/14ºBPM – Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional e atualmente desempenha a função de Operadora/Telefonista no COPOM.

CABO QPC Carla CIBELLY Garcia Gervazio, 35 anos, nascido em Piancó-PB. Ingresso na Polícia Militar do Estado da Paraíba em 04/07/2005. Formada no Centro de Ensino na cidade de João Pessoa-PB. Promovido a Cabo no dia 22/04/2013. Já atuou no Rádio Patrulhamento, Copom, P/5 e hodiernamente desempenha a função de auxiliar da P3/14ºBPM – Seção de Planejamento, Avaliação e Estatísticas. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande.

CABO QPC AUGUSTEFANIA da Silva Freitas iniciou sua carreira militar no ano de 2009. Logo após o término do curso de Formação de Soldados que aconteceu na cidade de Cajazeiras-PB, foi transferida para a cidade de Sousa-PB, passando a desempenhar suas atividades laborativas no 14º BPM. Na unidade já prestou serviços na PM4 (Setor de Armaria), Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), PM3 (Planejamento e Estatística), atualmente é Secretária e Auxiliar da Coordenação do NUFAP – Núcleo de Formação e Aprimoramento Profissional do 14º BPM, onde está em andamento o segundo Curso de Formação de Soldados, também atua na Força Tática - Companhia de Policiamento Especializado. Promovida a Cabo no dia 19 de abril de 2019.

SOLDADO QPC RAMAYANA Menezes Santos, 29 anos, nascida em Patos - PB. Ingressou na Polícia Militar da Paraíba em 14/09/2011, concluindo o Curso de Formação de Soldados do NUFAP 3º BPM na cidade de Patos-PB. Bacharel em Serviço Social, atualmente desempenha suas funções no COPOM da 3ª Companhia do 14º Batalhão, sendo a única policial feminina daquela Subunidade.

SOLDADO QPC CAROLINA Barroso Gonçalves Pinheiro , 29 anos, nascido em Fortaleza-CE Ingresso na Polícia Militar do Estado da Paraíba em 01/09/2016. Formado no NUFAP 6º BPM na cidade de Cajazeiras-PB. Já atuou no Pelotão de Rádio Patrulhamento do 14º BPM, estagiou na PM5/14ºBPM – Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional, atualmente desempenha função de Operadora no Centro de Comunicações- COPOM 14º BPM e patrulheira na Força Tática/Companhia de Policiamento Especializado - CPE/14ºBPM, Ensino Superior em processos jurídicos e Direito Notariais.

SOLDADO QPC ANAJARA Reinaldo de Sousa , 28 anos, nascida em Sousa - PB. Ingresso na Polícia Militar do Estado da Paraíba em 14/09/2018. Formada no NUFAP 6º BPM na cidade de Cajazeiras-PB. Hodiernamente desempenha a função de telefonista operacional no 14ºBPM – Na Central de Operações - COPOM. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande.

ALUNA CFSD PATRIOTA. Ana Beatriz Ricarte Patriota, 26 anos, nascida em Itaporanga - PB. Ingresso na Polícia Militar do Estado da Paraíba em 09/12/2019, no Curso de Formação de Soldados do NUFAP 14° BPM na cidade de Sousa-PB. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande.

O Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente Coronel Guedes* realizou uma homenagem as nossas policiais femininas lotadas na unidade, que foi realizada na manhã da última sexta-feira dia 06/03 no gabinete do comando 14º BPM. Na ocasião foram proferidas palavras de agradecimento pelo excepcional serviço desempenhado por elas no batalhão.

0 14º Batalhão de Polícia Militar parabeniza todas as mulheres pelo seu dia!

Legendas:

QOC – Quadro de Oficiais Combatentes

QPC – Quadro de Praças Combatentes

AL CFSD – Aluno do Curso de Formação de Soldados

14º BPM – Batalhão Benedito Lima Júnior

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 14º BPM

...Mulher, mulher do barro de que você foi gerada

Me veio expiração pra decantar você nesta canção

Mulher, mulher na escola em que você foi ensinada

Jamais tirei um dez, sou forte, mas não chego aos seus pés...

Trecho da Canção Mulher – Erasmo Carlos



























Assessoria 14° BPM

Postar um comentário

Blog do Almir Santos

...
A notícia que você Precisa Saber!

Whatsapp Button works on Mobile Device only